Dança criativa
A partir dos 3 anos
Sobre a dança criativa, e mais concretamente sobre as minhas aulas, reconheço uma transformação significativa nas crianças que as frequentam, não somente ao nível da postura e alongamento muscular, mas também, ao nível da auto-estima e confiança.
Sendo a dança um processo educacional, tenho como objetivo promover um ambiente de aprendizagem positivo, tendo em conta o desenvolvimento das capacidades motoras e criativas das crianças desta faixa etária (3 aos 5 anos), através da utilização de jogos, mímicas, brincadeiras e histórias como base para a exploração do seu corpo e movimento.
Considero, ainda, que a dança e a educação artística se apresentam hoje, com valores de grande impacto no processo de desenvolvimento da criança e do ser humano.
São vastos os benefícios da Dança nas faixas etárias mais jovens, desde logo com o estímulo das funções cognitivas e motoras, assim como a criatividade pela libertação de movimentos e imaginação, uma vez que a dança criativa explora a expressividade ao mesmo tempo que permite conhecer o próprio corpo.
Enumero ainda o desenvolvimento da percepção espacial, a promoção da expressividade e interpretação, o desenvolvimento da musicalidade, o estímulo das capacidades artísticas individuais, a flexibilidade, o alinhamento e controlo dos movimentos e a promoção das capacidades artísticas individuais.