Criar hábitos de estudo é uma forma de tornar o cérebro mais disponível para absorver melhor os conhecimentos

Conceber hábitos de estudo nem sempre é fácil, especialmente quando nos referimos a adolescentes. Ninguém funciona da mesma forma e atualmente são infinitas as distrações durante o momento a que estes se devem dedicar exclusivamente ao estudo.

Gerir bem o tempo é uma competência fundamental para ter sucesso na aprendizagem no futuro, pois promove as capacidades de organização e autodisciplina de cada um.

Existem diferentes ritmos de aprendizagem, alunos com maior e menor facilidade em memorizar, em concentrarem-se, em resumir, em analisar e até mesmo em compreender a própria matéria. Para estudar é fundamental ter metodologias, por isso, os alunos deverão perceber se estudam melhor sozinhos ou em grupo, no silêncio das suas casas ou num espaço público com ruído e se tiram dúvidas com os professores nas aulas.

É imprescindível adotarem uma atitude disciplinada, evitarem a improvisação ou deixarem a preparação para a última da hora. Paralelamente, estes deverão estabelecer objetivos e definir prioridades, assim poderão criar uma rotina de estudo diário para perceberem as dúvidas que têm e posteriormente poderão colocá-las aos professores. No entanto, de nada lhes irá servir se definirem este período de estudo e depois não o cumprirem. Deste modo, deverão compreender quais as disciplinas que têm um maior volume de matéria e que necessitam de mais horas de estudo semanal. Criar objetivos para cada período de estudo que irão facilitar a realização das tarefas e consequentemente, evitar o desperdício de tempo para fazer outras coisas. Começar pelas tarefas mais complicadas irá, por sua vez, motivá-los a terminar o que começaram para conseguirem ainda concretizar os trabalhos mais simples. Fazer uma revisão prévia da matéria, por outras palavras, relembrar pormenores que já estavam esquecidos antes da realização de exercícios poderá fazer a diferença entre tirar uma boa nota e uma nota mediana.

Para que tudo isto se torne mais fácil, a família tem um papel ativo crucial na aquisição destes novos hábitos. Por isso, os pais não devem somente “mandar estudar”, deverão sim dar o exemplo para que os filhos possam observar e imitar o seu comportamento. 

 

Vanessa Ribeiro
Agosto 2023 

Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!