Como podem os pais saber se o seu filho é um bullie?

Como podem os pais saber se o seu filho é um bullie?

O tema do Bullying em contexto escolar tem vindo a assumir um papel relevante nos últimos tempos. O interesse progressivo sobre esta temática e a necessidade de encontrar formas de chamar à atenção para este problema da sociedade, tornam de todo pertinente o presente artigo.


Partindo do ponto em que o
bullying se apresenta como um comportamento agressivo que ocorre em contexto escolar, em que os agressores ou bullies vitimizam pares que têm alguma característica que sirva de foco para as suas agressões, sendo que a presença deste tipo de situações é notada frequentemente no Ensino Básico (2º e 3º ciclos) (Seixas, 2006; Oliveira, 2007), “fase que coincide com a adolescência, onde o indivíduo se encontra em transição física, emocional e psicológica entre a infância e a idade adulta” (Constantini, 2004, cit. in Oliveira, 2007, p.5).


Infelizmente, esta prática tem vindo a aumentar, pois este poderá ocorrer
durante ou após os períodos escolares, dentro da escola ou fora desta. Comentários, vídeos stories no Facebook, no Instagram ou noutras redes sociais são exemplos disso. Tantos os rapazes como as raparigas poderão ser vítimas ou agressores.


Devemos terem em consideração o facto das crianças ou adolescentes sentirem cada vez mais receio de serem agredidos se contarem, por vergonha, por medo de que não acreditem neles e os culpem, não lhes dando o apoio necessário.


Para perceberem se os seus filhos são vitimas ou agressores, os pais deverão estar atentos aos comportamentos dos seus filhos que estejam relacionados com intimidação os irmãos ou as crianças com quem brincam; gabarem-se da sua superioridade real ou imaginária relativamente aos outros; possuir uma grande necessidade de dominar ou subjugar os outros; impulsividade e pouca tolerância à frustração; dificuldade em obedecer a regras e em lidar com os problemas que vão surgindo; mentir com mais frequência; ter um comportamento de oposição e desafio em relação à autoridade dos adultos.


Os Pais podem manter uma comunicação e um diálogo aberto com os filhos
, por mais difícil que seja para a criança ou adolescente é importante falar sobre o bullying.

 

Vanessa Ribeiro
Coordenadora Pedagógica Catitas 4You
Janeiro 2024

Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!