As crianças e os trabalhos de casa

As crianças e os trabalhos de casa

As crianças trabalham diariamente tantas ou mais horas que um adulto, entre aulas e trabalhos de casa. A investigadora Maria José Araújo, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), da Universidade do Porto, concluiu que em média, uma criança em idade escolar, trabalha 9 horas por dia.

 

Não nos podemos esquecer, que para além do tempo lectivo, as crianças trazem, muitas vezes, trabalhos de casa que lhes ocupa grande parte do tempo livre, impossibilitando-as de serem aquilo que devem ser… crianças!

 

Também Albino Almeida, da Confederação Nacional de Pais (Confap) destaca que "as escolas devem organizar-se de maneira a que os alunos possam realizar os trabalhos que tenham a ver com consolidação de conhecimentos, nomeadamente com o treino em matemática, cálculo e outras matérias, nas aulas de estudo acompanhado".

 

O excesso de trabalhos de casa está a prejudicar a forma com as crianças olham para o conhecimento, alerta Maria José Araújo, considerando que, depois da escola, os mais pequenos deveriam brincar, aprendendo naturalmente desta forma coisas úteis para a vida.

 

Antes de nos posicionarmos relativamente aos trabalhos de casa, devemo-nos questionar quanto à função, quantidade e qualidade dos mesmos e não nos esquecermos da faixa etária em questão.

 

A equipa,
Academia Catitas

Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!