A Importância de Regras nas Crianças

Para se viver em sociedade, é necessário obedecer a determinadas regras no dia a dia, deste modo, é muito importante definir regras com as crianças desde muito cedo.

A infância é um período importante de aprendizagens e descobertas, que contribuem para o desenvolvimento global da criança. Nesta etapa, a criança é espontânea e gosta de ir à descoberta do mundo que a rodeia, sendo importante ter consciência que viver em sociedade implica reger-se por padrões comportamentais regulares de desejáveis. Para que a criança aprenda a aprender o seu meio envolvente e a viver em comunidade, é fundamental definir regras e estabelecer limites. Ao transmitir regras às crianças, estamos a ajudá-las a lidar com as frustrações, a diferenciar o certo do errado e a saber que quando erramos é importante saber corrigir o erro.

Ao estabelecer regras com as crianças desde muito cedo, para além de as estarmos a ajudar a que se responsabilizem pelos seus atos e consigam corrigir os seus erros, estamos principalmente a ajudá-las a ter uma maior tolerância à frustração, a um conhecimento dos seus sentimentos e dos sentimentos dos outros. Estamos ainda a facilitar o conhecimento da sua capacidade de autocontrolo e autodisciplina e ajuda a potenciar o respeito pelo outro, facilitando-lhe uma melhor socialização. 

Existem regras que devem estar presentes na educação de todas as crianças desde cedo, ajudando assim a tornarem-se adultos responsáveis e felizes, como por exemplo as mais básicas:

* Ser educado com os outros - Palavras simples como “obrigado”, “por favor” ou “desculpe”, devem fazer parte do vocabulário das crianças;
* Não gritar ou falar por cima dos outros.
* Arrumar o que dessaruma - ajuda a criança a ser organizada;
* Lavar as mãos antes das refeições;
* Estar bem sentado à mesa;
* Comer de boca fechada…

As regras são fundamentais no desenvolvimento da criança e devem ser estabelecidas de forma gradual e adequada ao seu desenvolvimento, de maneira a que a criança as conheça e as entenda.

Se as regras não forem bem definidas, a criança não saberá distinguir o certo do errado e isso faz com que se sintam ansiosas e perdidas perantes as várias situações.É importante que o adulto seja assertivo com as crianças, diga “não”, mantenha esse “não” até ao fim. Tudo isto é fundamental e decisivo para o seu crescimento e processo de intregração na sociedade.

 

A Equipa Os Catitas 

Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!