A importância de brincar no processo de aprendizagem
Cada vez mais, os pais exigem mais dos seus filhos a nível escolar e muitas vezes não dão a devida importância ao brincar.
Brincar faz parte da infância. O tempo passado em frente ao ecrã e a pressão escolar faz com que as crianças tenham cada vez menos tempo para brincar.

Ao brincar, as crianças desenvolvem a capacidade de se relacionarem consigo mesmas e com os outros, empatia, criatividade e colaboração. Brincar permite que as crianças superem a ansiedade e os seus medos pois experimentam novas ideias e fazem conexões com as suas experiências anteriores. São responsáveis pelas suas decisões e escolhas e as consequências destas.
Na infância, as crianças têm mais facilidade em aprender na prática, e por isso é importante introduzir no seu processo de ensino-aprendizagem jogos e brincadeiras. Além de aprenderem enquanto brincam, associam a aprendizagem a algo agradável e divertido.

O processo de ensino-aprendizagem por intermédio de jogos e brincadeiras facilita o conteúdo e utilizar jogos de memória com imagens ou números trabalha a concentração.
É de máxima importância que os pais, educadores e professores reconheçam a importância que o brincar tem no processo de aprendizagem da criança, que incluam jogos e brincadeiras na sala de aula e na rotina diária em casa. Por exemplo: a aprendizagem das formas e sólidos geométricos é mais fácil de adquirir com a experiência concreta (os objectos na mão) do que em imagens desenhadas nos livros.
Alguns exemplos de jogos para a construção do processo de ensinoaprendizagem e desenvolvimento das crianças e que podem ser feitos em casa são:
- Jogos de criação, como o Lego: com as peças, é possível construir, criar e recriar além de desenvolver a criatividade e a habilidade motora;

- Jogos de tabuleiro: ajudam no raciocínio lógico e concentração;

- Dança e mímicas: são ótimas para a expressão corporal;

- Jogos da memória e quebra-cabeça: ajudam na memória visual e na atenção;
- Jogos de conhecimentos gerais: neles, encontram-se conhecimentos das disciplinas de uma maneira descontraída;
- O Tangram: famoso por ensinar as figuras geométricas, o jogo auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, concentração, imaginação, criatividade e a memorização das formas geométricas de uma maneira descontraída.
“Utilizar o jogo na educação infantil significa transportar para o campo do ensino aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora” (Kishimoto, 2008).
A equipa,
Academia Os Catitas
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