A Adaptação à creche/ Jardim de Infância

Com a entrada na creche, a vida da criança desenvolve alterações, com a construção de novas rotinas e ao criar novos laços afetivos.

Assim sendo, é necessário apoiar os pais a encontrarem um método de gestão neste período de adaptação, ajudando e esclarecendo todas as dúvidas que apareçam, pois só assim se estabelece uma relação de confiança onde exista segurança tanto para a criança como para a família.

É de ressalvar que cada criança tem o seu tempo e a sua forma de adaptação ao novo espaço, adultos e crianças com quem vai partilhar o seu dia a dia.

Quando saímos da nossa zona de conforto, por vezes nós humanos ficamos inseguros ou ansiosos e quando somos crianças essa sensação ainda se torna mais intensa.

Nem todas as crianças reagem da mesma forma no processo de adaptação.

Algumas crianças podem demonstrar estar à vontade mas com o passar dos dias ou mesmo semanas podem começar a demonstrar algum desconforto, apresentando choro e recusa no momento da sua separação dos pais ou outro familiar que o acompanhe. Existem crianças que manifestam de imediato alguma recusa em separar-se dos familiares que a acompanham.

Este comportamento é perfeitamente normal, visto que a criança acaba por alterar os seus hábitos, rotinas, ritmos e regras. A separação do seu meio familiar também é um dos grandes fatores de desconforto. Por vezes, a família não entende a razão da rejeição e acabam por transparecer alguma ansiedade e insegurança.

É neste momento que a comunicação entre escola-família se torna bastante importante, pois só assim se consegue encontrar estratégias para uma melhor adaptação e só assim a criança sente harmonia entre os dois núcleos o que lhe dá confiança e segurança nesse processo.

Assim, indicamos algumas estratégias facilitadoras neste processo tão importante para a criança:

  • Seja consciente no tempo necessário para uma boa adaptação, respeitando o tempo necessário para uma boa adaptação e os horários acordados entre a escola e a família;
  • Envolver as crianças nos preparativos para ir à escola. Por exemplo, arrumar a mochila com os lençóis, fraldas e brinquedos favoritos;
  • Não prolongue as despedidas. Na maior parte dos casos, as crianças acalmam-se assim que os pais saem. Seja firme e não volte atrás. Sesentir necessidade entre em contacto com a escola para saber como o seu filho(a) está;
  • Por muito que custe deixar uma criança a chorar, evite expressar sentimentos de angústia ou de desconfiança na sua presença. Mostre que confia na equipa;
  • Comunique com a criança (explicar como vai ser o seu dia, as coisas que vai aprender, os amigos que vai conhecer…)

O processo de adaptação é um momento de extrema importância e bastante desafiador, mas também é cheio de possibilidades e potencialidades. É um momento que requer empatia, paciência e amor por parte dos pais e equipa pedagógica, para que a criança se sinta segura e confortável no seu novo contexto e ambiente.

 

A Equipa Os Catitas 

Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!